Proactive

5 Motivos para Investir em Certificação Ambiental

5   

Autora: Silvana Pinheiro

 

Muitos profissionais do mercado da Construção Civil ainda veem a Certificação Ambiental como um “custo” que vai onerar ou inviabilizar o empreendimento, interpretação essa totalmente equivocada.    

 Empreendedores com visão de negócios e de futuro mais arrojada já têm investido em Sustentabilidade desde as fases de concepção e planejamento do seu produto, na busca por edificações mais eficientes economicamente, corretas ecologicamente, e que garantam conforto e funcionalidade para os seus moradores e funcionários.

Vamos listar aqui 5, dos inúmeros motivos para as empresas da Construção Civil agregarem as Certificações Ambientais em seus projetos:

 

  1. Sustentabilidade

O futuro está aí, precisamos usar os recursos naturais de forma inteligente e responsável, para garantir um Futuro melhor para as próximas gerações. Hoje, 75%1 dos recursos naturais são utilizados na Construção Civil, é urgente que essa realidade seja modificada.

 

  1. Consumidores

Os consumidores estão cada vez mais ecologicamente conscientes, e já buscam soluções sustentáveis no seu dia a dia. Selos que garantem essas práticas estão na mira desses consumidores exigentes e bem informados.

 

  1. Economia

Prédios Certificados têm obtido uma economia média de 40% no consumo de água, 25% no consumo de energia e 70% na taxa de beneficiamento dos resíduos durante a obra, além da valorização dos resíduos gerados.

 

  1. Valorização Econômica

Prédios Verdes são mais valorizados para venda e locação.

 

  1. Vida Útil

Prédios com certificação na fase Operação e Uso investem menos em manutenção e tem vida útil mais longa.

 

A busca pela Sustentabilidade tem gerado negócios mais responsáveis sem perder o foco em rentabilidade.

 

 

1 – FINEP, POLI – Tecnologias para construção habitacional mais sustentável, São Paulo, 2007.

Cadastre-se e receba Nossa News