Proactive

Crescimento Sustentável: o papel de toda a sociedade neste desafio

A preocupação com o crescimento sustentável das cidades não pode estar apenas presente na pauta de projetistas e construtores. O tema deve ser de interesse de todos, inclusive dos consumidores, da sociedade. Claro que está na mão dos empresários o poder de definir quais os princípios que nortearão seus empreendimentos, mas é inegável o poder de fogo dos seus clientes e a importância da sua consciência ambiental para assegurarmos que o setor da construção civil dará maior atenção aos impactos causados pelas novas construções nas cidades.

Hoje já existem processos construtivos e uma gama de produtos, que podem minimizar esses impactos de forma significativa. A arquitetura local deve apresentar soluções que incrementem o desempenho da edificação e ofereçam alternativas aos impactos causados pela redução de permeabilidade do solo e aumento de ilhas de calor, mantendo, contudo, o equilíbrio entre os aspectos sociais e econômicos. Nesse contexto, é fundamental trabalhar com criatividade, praticando o uso de materiais sustentáveis e soluções diferenciadas.

As Certificações Ambientais, instrumento que avalia a qualidade ambiental do empreendimento são bons exemplos desse novo conceito de construção, que visa eficiência, a saúde e o conforto dos usuários. Trata-se de projetar e construir por desempenho.

Além disso, já sabemos dos benefícios que as construções sustentáveis geram para todos os envolvidos com a construção de um empreendimento, seja ele o empreendedor, o construtor ou o usuário. Quem sai ganhado é a sociedade, o planeta. Já existem pesquisas que confirmam os reflexos positivos que os empreendimentos sustentáveis têm no desempenho dos trabalhadores, assim como a economia gerada para o consumidor, revertida no valor do condomínio.

Mas um tema tão complexo e com tantas possibilidades não pode nem deve ser esgotado de uma vez apenas. Ao longo dos nossos posts, vamos trazer novidades e discutir questões relacionadas ao tema com o objetivo de ajudar nessa importante discussão. Evocar o papel da arquitetura na qualidade de vida futura daqueles que vivem em sociedade deve ser uma meta.

Pequenas ações que você pode fazer para salvar o Planeta:

  • Feche a torneira ao escovar os dentes e economize litros de água por dia;
  • Compre menos comida – o nosso desperdício é enorme e produzimos muito lixo
  • Não jogue o óleo de cozinha na pia – 1l de óleo polui mais de 25 litros de água.
  • Reduza o tempo no chuveiro
  • Use menos embalagem
  • Reduza e Recicle o seu lixo, trate-o como resíduo, provoque a sua revalorização.
  • Apague a luz e desligue os eletrônicos na tomada
  • Use a bicicleta, escadas ou caminhe sempre que possível, o meio ambiente agradece e a sua saúde também.

 

São as pequenas atitudes, que geram grandes mudanças.

Participe deste Movimento, em prol da vida.

Ana Rocha Melhado

Cadastre-se e receba Nossa News