Proactive

Dom Batel – Primeiro Edifício Habitacional com Certificação AQUA na Região Sul

Dom-OK_CS4

A sustentabilidade na construção civil está cada mais consolidada. É crescente a preocupação de grandes empresas em investir em ações que reduzam o impacto ambiental de suas obras. Dentro dessa nova diretriz, as certificações ambientais estão sendo incorporadas desde as fases iniciais dos projetos.

 A Cyrela é uma grandes construtoras a trilhar esse novo caminho, e com a assessoria da proActive Consultoria, acaba de receber da Fundação Vanzolini a certificação AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental, pelo empreendimento Dom Batel. Localizado em Curitiba, o projeto é o primeiro de toda a região Sul do País a conquistar o Selo na Categoria Habitacional.

Silvia Fernandes, Gerente de Incorporação da Cyrela, lembra que “Desde as premissas iniciais, como a localização do empreendimento, orientação solar e estudo da fachada, os aspectos ambientais foram levados como prioridade pela empresa, com o objetivo de buscar a excelência ambiental”.

Informação e Interatividade

A sensibilização dos funcionários para as questões ambientais foi fundamental para o perfeito desempenho dos objetivos iniciais, a Cyrela investiu em treinamentos para a equipe e foram abertos canais de comunicação específicos.

A interação também contemplou a vizinhança. O Interlocutor Ambiental teve a responsabilidade tanto de receber as questões dos moradores do bairro quanto de informá-los das diversas fases da obra, garantindo assim o compromisso da empresa em minimizar os impactos negativos e valorizar a região do prédio.

Canteiro de Obra em Nível de Desempenho Excelente

Dentre as diversas medidas implementadas a partir do perfil Ambiental do DOM Batel, as práticas sustentáveis no canteiro de obra merecem destaque: menor produção de resíduos e valorização dos resíduos gerados através da reciclagem; controle e economia do consumo de água e de energia, a partir de ações sustentáveis como, aproveitamento da água da chuva, instalação de telhas translúcidas e, ainda, a conscientização da equipe. Além disso, os fornecedores de materiais e serviços foram informados das responsabilidades e objetivos relativos à certificação AQUA-HQE, comprometendo-se a cumpri-las.

Segundo a diretora da proActive, Ana Rocha Melhado “o projeto foi concebido visando a redução do consumo de água de energia na fase de Operação de Uso, foi priorizado o conforto daqueles que vão morar e trabalhar no empreendimento, gerando um menor impacto ambiental, tanto na fase de execução como de operação”.

Benefícios para todos

Os futuros moradores do DOM Batel, também vão se beneficiar pela economia de água (40%) e de energia (23%) nos seus apartamentos e nas áreas comuns do prédio. Vão morar em um condomínio sustentável, isso porque a escolha dos materiais e processos construtivos da obra baseou-se na funcionalidade, adaptabilidade e durabilidade do edifício. Além disso, através dos requisitos da Certificação AQUA-HQE, o edifício foi todo pensado para trazer conforto térmico, acústico e luminoso para seus usuários, o que significa ambientes mais frescos no verão e mais quentinhos no inverno, por meio, por exemplo, do privilégio da iluminação natural.

Para Silvia Fernandes “Lançar um produto visando uma certificação ambiental AQUA torna-o diferenciado no contexto atual do mercado imobiliário”.

Temos assim um produto que gera menos impacto ambiental para o meio ambiente, mais valorizado para o empreendedor e comprador, além de proporcionar maior qualidade de vida e conforto para os usuários. Todos saem ganhando com as construções sustentáveis!

Destacam-se as seguintes soluções, que foram implementadas no DOM Batel:

  • Medição individualizada de água;
  • Recirculação de água quente;
  • Sistema de aproveitamento de águas pluviais;
  • Infraestrutura de Irrigação dos jardins;
  • Dispositivos economizadores de água;
  • Dispositivos economizadores de energia;
  • Coleta seletiva de resíduos, incluindo os perigosos como pilhas e baterias;
  • Favorecimento da ventilação e iluminação natural; e,
  • Tratamento térmico da laje de cobertura.

O selo AQUA-HQE

A Certificação AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental foi desenvolvida a partir do selo francês Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) pela Fundação Vanzolini. A ideia de adaptar a certificação para realidade brasileira nasceu a partir do projeto de pós doutoramento de Ana Rocha Melhado, hoje diretora da proActive Consultoria. O processo AQUA-HQE possui 14 preocupações ambientais, que contemplam todas as diretrizes para o Alto Desempenho Ambiental dos empreendimentos, minimizando os impactos ao meio ambiente e garantindo o conforto e qualidade de vida dos seus usuários.

Cadastre-se e receba Nossa News