Proactive

O Aqua-Hqe, a Sustentabilidade e o Futuro

O homem é um ser individual, mas pertencente a um todo. É esse sentimento de pertencimento que, ao brotar em nós, transforma o ser individual em ser social, despertando o CUIDAR. Cuidar da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro, da nossa cidade, dos nossos rios, das nossas florestas, enfim, do nosso planeta.

Sustentabilidade, apesar do termo estar muito disseminado hoje em dia, ainda parece uma realidade muito longe da gente. Mas não é. Sustentabilidade é quando a gente acha uma maneira de, em equilíbrio, garantir a nossa sobrevivência, garantindo também a sobrevivência do planeta e das gerações futuras, ou seja, cuidar um do outro.

Assim como nós estamos nos condicionando a incorporar atitudes sustentáveis ao nosso dia a dia – como reciclar nosso lixo, consumir menos, reduzir o consumo de água e de energia – os vários setores da sociedade também buscam trilhar esse caminho, e esse caminho significa a prática de uma gestão sustentável.

Na Construção Civil, um dos pilares para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis é a Certificação AQUA-HQETM – Alta Qualidade Ambiental. Desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), a certificação foi especialmente adaptada à realidade Brasileira. As empresas que têm investido nessa certificação ao conceber seus lançamentos, tem conseguido obter ganhos consideráveis, como redução do consumo de água – em torno de 40%, e energia – por volta de 25%, contando ainda com uma taxa de beneficiamento dos resíduos na fase de obra de 70% no mínimo, implementando assim a redução do custo de construção, por meio de uma gestão forte e responsável.

Além desses benefícios, mensuráveis a curto prazo, a inclusão dessas práticas sustentáveis pelas empresas garantem ganhos em qualidade de vida e bem estar econômico e social para aqueles que habitam e trabalham nestes empreendimentos, bem como para o entorno.

A Certificação AQUA-HQETM, por meio do seu processo de avaliação de desempenho do produto, provoca uma forte mudança cultural, trazendo benefícios a todos os envolvidos na Cadeia de Produção de um Edifício.

Cadastre-se e receba Nossa News