• Home
  • Perguntas e respostas

O que é Eficiência Energética das Edificações?

A eficiência energética pode ser entendida como a obtenção de um serviço com baixo consumo de energia. Entende-se que um edifício é mais eficiente energeticamente que o outro, quando proporciona as mesmas condições de conforto utilizando menos energia.

O que é Arquitetura Bioclimática?

A bioclimatologia relaciona o estudo do clima aplicado à arquitetura, buscando-se com isso melhorar as condições de conforto dos seres humanos nas edificações através do uso de estratégias de projeto apropriadas de acordo às diferenças climáticas consideradas para cada local.

O que é a etiquetagem PROCEL para as Edificações?

O Procel Edifica foi instituído em 2003 pela ELETROBRAS/PROCEL de forma conjunta com os Ministérios de Minas e Energia e Ministério das Cidades. O programa tem caráter voluntário e classifica os edifícios de acordo com o seu nível de eficiência energética (A, B, C, D e E), considerando critérios para sua envoltória, sistemas de ar condicionado e iluminação.

Clique aqui para mais informações.

O que é o selo Casa AZUL?

O selo Casa Azul é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, que busca incentivar boas práticas nos empreendimentos habitacionais por meio da concessão de selos nas categorias bronze, prata ou ouro, de acordo com o grau de atendimento aos 53 critérios sociais e ambientais preestabelecidos.

Clique aqui para mais informações. 

O que é a certificação AQUA?

O AQUA-HQETM é um processo de certificação internacional, com foco na Gestão do Processo de Projeto, desenvolvido pela associação francesa HQE®, adaptado para o Brasil pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em parceria com pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual a proActive fez parte. O processo de Certificação está dividido em duas partes: a avaliação do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e a avaliação da Qualidade Ambiental do Empreendimento (QAE). O processo estabelece critérios de desempenho para 14 preocupações ambientais, tendo 3 momentos de avaliação e emissão de Certificado: as fases de pré-projeto, projeto e execução. As auditorias são documentais e presenciais em cada uma das fases certificadas. O certificado é emitido em até 30 dias da data da auditoria.

Existem ainda dois tipos de certificações AQUA-HQETM específicas, são elas:

  • Certificação para a fase de Operação e Uso do Empreendimento
  • Certificação para Loteamentos e Bairros Sustentáveis

Mais informações: www.beque.com e www.processoaqua.com.br

O que é a certificação LEED?

O LEED é um processo de certificação desenvolvido pela entidade americana USGBC (U.S. Green Building Council). Baseia-se em uma série de pré-requisitos e pontuações para a obtenção de diferentes níveis de certificação (certificado, prata, ouro e platina) de acordo com o desempenho ambiental do edifício e o compromisso sócio ambiental do empreendedor. O processo estabelece critérios de desempenho para 7 preocupações ambientais, tendo 3 momentos de geração de documentos: Registro, Avaliação do Projeto e a fase final de Avaliação da Execução. O certificado é único emitido ao final do processo. As auditorias são documentais.

Mais informações: www.usgbc.com