Proactive

proActive participou da Expo Arquitetura Sustentável 2015

Durante a Expo Arquitetura Sustentável 2015, que aconteceu de 10 a 12 de novembro em São Paulo, mais de 8 mil visitantes qualificados passaram pelo evento. Consolidando-se como a principal plataforma de negócios da construção sustentável, o evento contou com apoio de 17 certificações ambientais e reuniu 100 marcas expositoras, voltadas para soluções, tecnologias e produtos sustentáveis para arquitetura e construção civil. Além disso, ocorreram em paralelo várias Conferências, dois dias dedicados exclusivamente ao Processo de Certificação AQUA, curadoria de responsabilidade da Fundação Vanzolini. Ao todo, as conferências atraíram 800 agentes do setor da Construção Civil, promovendo um debate proativo em prol do Desenvolvimento Sustentável. (Fonte: Expo Arquitetura Sustentável, 17/11/2015)

No dia 12 pela manhã, a coordenação das palestras, AQUA-HQE: A CULTURA E A PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ficou sob a responsabilidade da proActive.

Confira o conteúdo das palestras e participem desse processo de transformação de desafios em oportunidades.

Palestra 1:
Por que desenvolver projetos sustentáveis?

Ana Rocha Melhado (Diretora da proActive)

A verdadeira sustentabilidade apenas pode ser alcançada se todos os agentes passarem a trabalhar e a planejar juntos. O planejamento faz parte do sucesso, é a base para se eliminarem desperdícios. A gestão dos projetos precisa ser rigorosa. Não se fala aqui em padronização da arquitetura, ao contrário. Os projetistas precisam cada vez mais lançar mão da criatividade, associada ao conforto, a eficiência energética e a saúde dos espaços. Investir em sustentabilidade significa redução dos recursos naturais, maior conforto aos usuários, mitigação de impactos e incremento de benefícios para a sociedade.

Palestra 2:
A Rio Verde Engenharia e os benefícios em ser um Empreendedor AQUA: vantagens e dificuldades. Jose Assis – Coordenador de Projetos da Rio Verde Engenharia

O objetivo foi apresentar a estratégia ambiental adotada pela Rio Verde, de modo a garantir a proteção ao meio ambiente (preservar os recursos, reduzir a poluição e reduzir a geração dos resíduos), garantir a gestão patrimonial (durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos na fase de uso-operação), garantir as condições de conforto, saúde e acessibilidade para os usuários e a equipe de produção, por meio de uma análise econômica e atendendo ao contexto regulamentar aplicável ao empreendimento

Palestra 3:
O empreendimento habitacional HORIZON: resultados alcançados com o processo AQUA
Karen Pizzotti – Diretora de QSMSRS (Qualidade, segurança no trabalho, meio ambiente, Saúde ocupacional e responsabilidade social) da Brookfield Incorporações

O objetivo foi apresentar a estratégia ambiental adotada pela Brookfield, no empreendimento Habitacional Horizon, já em fase de Uso, em Campinas-SP, destacando os resultados alcançados por meio da Certificação AQUA, a saber: economia de água, de energia, redução na geração de resíduos, percentual de beneficiamento, redução do prazo da obra e do custo do empreendimento.

Palestra 4:
A importância da Gestão dos Projetos nos processos de Certificações Ambientais
Silvio Melhado – Prof. Dr. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

A Gestão de Projetos mostrou-se essencial diante da evolução do processo de projeto para atender às demandas de certificação ambiental (tais como LEED e AQUA), exigindo novas qualificações e ampliando a multidisciplinaridade; trata-se de um desafio que, para muitos, traduz-se como oportunidade.

Palestra 5:
Planejamento e Gestão de Empreendimento Sustentável
Clarice Degani – Consultora AQUA-HQE e Pesquisador da EPUSP

A importância do Gerenciamento durante o desenvolvimento das soluções de projeto, por meio do planejamento e organização do canteiro de obras, incluindo a apropriação dos elementos embarcados no gerenciamento das facilidades das edificações em uso e operação.

Cadastre-se e receba Nossa News