Proactive

Trisul Apoia o Desenvolvimento Sustentável na Cidade de São Paulo

Empreendimento Vista Clementino da Trisul é Certificado com a Chancela AQUA-HQE na Fase Execução.

 

Uma cidade que planeja seus equipamentos urbanos de forma que atenda aos requisitos de sustentabilidade é uma cidade mais humana, pois garante uma melhor qualidade de vida para os seus ocupantes, cuida da sua fauna e da sua flora e garante a preservação do meio ambiente para uso das futuras gerações.

Os temas da sustentabilidade, como a água, energia, transporte, resíduos, entre outros, são delicados e cruciais na agenda da Construção Civil que é causadora de grande impacto no meio ambiente durante as suas obras e responsável também pelo desempenho dos edifícios na fase de operação e uso. Por isso, é muito relevante quando um importante player do mercado se empenha em tecer uma política de sustentabilidade dentro da empresa, com foco em incorporar e construir produtos com menor impacto ambiental.

A Trisul está comprometida com o desenvolvimento sustentável dos seus empreendimentos e desde 2016 aderiu ao Processo de Certificação Ambiental AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental, criando uma estratégia ambiental para cada edifício lançado no mercado, com fins de garantir:

  • A proteção ao meio ambiente;
  • A boa gestão e manutenção do edifício na fase de operação e uso;
  • As condições de conforto, saúde e acessibilidade para os usuários, a vizinhança e funcionários durante a obra.

Seguindo essa política, a empresa tornou-se Empreendedor AQUA em 2017, o que significa que, desde então, certifica com a chancela AQUA-HQE todos os seus lançamentos a partir de um escopo pré-definido.

 

O selo AQUA-HQE

A Certificação AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental foi desenvolvida a partir do selo francês Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) pela Fundação Vanzolini. A ideia de adaptar a certificação para realidade brasileira nasceu a partir do projeto de pós doutoramento de Ana Rocha Melhado, hoje diretora da proActive Consultoria. O processo AQUA-HQE possui 14 preocupações ambientais, que contemplam todas as diretrizes para o Alto Desempenho Ambiental dos empreendimentos, minimizando os impactos ao meio ambiente e garantindo o conforto e qualidade de vida dos seus usuários.

Quando implementado em empreendimentos habitacionais, o processo AQUA-HQE tem como principais objetivos:

  • Minimizar os impactos na vizinhança;
  • Reduzir o consumo de energia e as emissões de poluentes na atmosfera;
  • Reduzir o consumo de água potável;
  • Limitar a produção de resíduos, privilegiando a coleta seletiva;
  • Gerenciar o emprego de materiais e matérias primas renováveis;
  • Garantir as condições de conforto, saúde e acessibilidade para os usuários;
  • Favorecer a manutenabilidade do edifício e das áreas comuns do empreendimento

 

O Empreendimento Vista Clementino 

O edifício está situado na Vila Clementino, próximo ao Parque do Ibirapuera, pulmão de São Paulo, e é cercado em seu entorno por metrô, colégios, universidades, hospitais, restaurantes, supermercados, opções culturais e o aeroporto de Congonhas, garantindo acessibilidade e facilidade para o morador.

A preocupação com as premissas de sustentabilidade começaram já na fase pré-projeto, com a análise prévia do local do empreendimento, onde foram levantados todos os principais impactos e estudadas as melhores soluções para os moradores e a vizinhança.

Durante o canteiro de obras também foram respeitados os princípios da sustentabilidade, estabelecendo os seguintes compromissos:

  • minimizar o impacto ambiental (poluição do solo, da água e do ar);
  • minimizar os incômodos causados à vizinhança (acústicos, visuais e limpeza dos arredores do canteiro);
  • minimizar o impacto do trabalho no canteiro sobre a biodiversidade;
  • reduzir o consumo de água e energia;
  • otimizar a gestão dos resíduos;
  • garantir as condições de higiene e segurança dos trabalhadores;
  • garantir qualidade, prazo, custo e o desempenho requerido em projeto.

A economia de energia é um ponto sensível, tanto durante a construção da obra, quanto durante a sua operação.

O compromisso da Trisul com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável foi explicitado com a intenção de utilização de energias renováveis no empreendimento Vista Clementino, mais especificamente através da instalação de dispositivos (placas solares) de energia solar para o aquecimento de água das piscinas.

A redução do consumo de água potável e a minimização do volume de efluentes lançados na rede pública também foi uma preocupação na construção do Vista Clementino, que tem um sistema de reuso de águas servidas para esse fim, além de equipamentos economizadores de água nos apartamentos e nas áreas comuns.

A reciclagem é um importante sistema para a diminuição do resíduo e a preservação de recursos naturais do planeta. Consciente da importância da disseminação desse hábito entre a população, a Trisul entregou em todos as unidades do Vista Clementino duas lixeiras para o armazenamento de resíduos domésticos, além de espaços planejados para esse fim dentro do apartamento e nas áreas comuns.

O edifício também foi todo pensado para trazer conforto térmico, acústico e luminoso para seus usuários, desta forma, os impactos das altas temperaturas do verão e das baixas temperaturas do inverno são amenizados e os ambientes ficam mais agradáveis.

Para que todas as práticas ambientais implantadas e propostas para o uso, operação e manutenção do edifício sejam de conhecimento dos moradores e da administração do condomínio, foi implementada uma ação de comunicação, composta de comunicação visual e manuais.

O processo de implantação da certificação AQUA-HQE num projeto arquitetônico é longo e exige comprometimento e muito trabalho de toda a equipe, mas é gratificante quando todo esse esforço se transforma em benefício real para as pessoas e para a cidade.

A equipe da proActive orgulha-se e agradece a oportunidade de ter contribuído no processo de produção deste empreendimento fazendo valer a nossa missão:

“A proActive é uma empresa de consultoria constituída por profissionais com formação diferenciada; voltada à implantação de processos de Certificação Ambiental e à incorporação de requisitos de sustentabilidade aos projetos, a proActive tem como missão, por meio do emprego de ferramentas de gestão e de análise crítica de projetos, agregar valor aos projetos e dar tratamento personalizado e garantia de retorno a todos seus clientes e demais partes interessadas.”Vila Clementino - Diogo

Cadastre-se e receba Nossa News