Proactive

Vantagens do Selo AQUA-HQE em Evidência na Folha de São Paulo.

Mais uma vez o selo AQUA-HQE fica em destaque na mídia, dessa vez a Folha de São Paulo pontua o crescimento dos Selos Verdes em empreendimentos de médio e baixo padrão.

Concedida pela Fundação Vanzolini, a certificação AQUA-HQE é a única especialmente adaptada à realidade Brasileira, a partir do projeto de pós-doutoramento de Ana Rocha Melhado, hoje diretora da proActive Consultoria.

Recentemente a revista Téchne também enfatizou a receptividade do Mercado da Construção Civil ao Selo AQUA; segundo Ana Rocha Melhado, “as empresas estão percebendo que os retornos financeiros e institucionais superam os investimentos iniciais nas certificações”.

O investimento para prédios residenciais gira em torno de 1% a 3% do valor da total da obra, enquanto nos empreendimentos empresariais fica em torno de 3% a 7%, e já é comprovado que o valor do investimento retorna uma parte na fase de execução, com economia de água, energia e a correta gestão de resíduos no canteiro de obras, outra parte retorna durante a Operação e Uso – prédios verdes tem manutenção mais barata e vida útil mais longa.

O retorno institucional também é evidente, já que, no caso do AQUA-HQE, as 14 categorias contemplam todas as diretrizes para o Alto Desempenho Ambiental do Edifício, minimizando os impactos ao meio ambiente e garantindo o conforto e qualidade de vida dos seus usuários.

Todos os ganhos descritos tornam-se possíveis pois o processo AQUA-HQE tem como princípio uma forte e integrada Gestão Sócio Técnico Ambiental, desde da fase de projeto até a entrega da obra.           

Confira a reportagem:

materia-aqua-folha

http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2016/10/16/904/

Cadastre-se e receba Nossa News