Considerando que uma edificação sustentável busca, de maneira geral, a diminuição de impactos negativos e o aumento de benefícios em diferentes esferas, sendo as principais a econômica, a social e a ambiental; ressalta-se a importância das simulações computacionais, uma vez que elas se configuram como uma ferramenta valiosa que auxilia na busca por estes objetivos.
Devendo ser realizada na etapa de desenvolvimento de projeto, ela permite identificar potenciais problemas antes da etapa de construção, o que possibilita redução de custos e de uso de materiais. O seu uso também faz com que sejam estudadas as melhores soluções para o projeto em questão, ajudando nas tomadas de decisões, além de possibilitar uma confirmação do desempenho do empreendimento projetado e até mesmo possibilidades de aumento do desempenho almejado.
Dentre as possíveis simulações computacionais que podem ser realizadas existem aquelas que buscam analisar o desempenho térmico da edificação, onde é possível, através de seu resultado, verificar as condições de conforto do usuário de acordo com a as características do local de implantação e características construtivas previstas para o edifício (por exemplo os materiais utilizados na envoltória, como parede, cobertura, vidros das esquadrias, entre outros).
Há também as que analisam as condições de conforto acústico, as que visam verificar questões lumínicas e, ainda, as que estudam o desempenho energético onde, através da simulação, é possível de se estimar o consumo, e consequente custo de energia para a operação do empreendimento, bem como verificar as melhores soluções para promover a eficiência energética da edificação. Um tipo de estudo realizado pela proActive Consultoria é o de sombreamento.
Através da modelagem 3D e posicionamento do empreendimento em seu entorno, considerando as características próprias de sua localização, conseguimos verificar como será a situação da incidência solar nas diferentes fachadas do empreendimento dentro dos diversos períodos do ano, identificando, assim, de maneira clara e visual aquelas fachadas com a melhor e pior condição no que se refere à ocorrência direta da luz do sol.
Também se verifica como a sombra do edifício projetado afetará as edificações vizinhas e como ele será afetado por elas, permitindo, dessa maneira, que seja feita qualquer alteração ainda em fase preliminar afim de se garantir a luz do sol de forma benéfica nas unidades habitacionais e em áreas comuns descobertas: piscinas, quadras e jardins, por exemplo.
Portanto, valorize a importância das simulações computacionais em fase de projeto, adotando-as como uma ferramenta para auxiliar nas tomadas de decisão e para de garantir um bom desempenho da edificação e ainda evitar problemas em fase de obra, contribuindo, dessa maneira, para a entrega de um empreendimento mais sustentável, que propicie qualidade de vida para os seus usuários e vizinhos.
Por Rafael Becerra
Consultor proActive