O Dia do Arquiteto no Brasil foi criado a partir da instituição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e a data escolhida homenageou o maior símbolo da nossa Arquitetura, Oscar Niemeyer, que nasceu em 1907, neste dia 15 de dezembro.
A importância deste grande arquiteto vai além do legado de suas obras, ela se traduz também na visibilidade que trouxe para a profissão, mostrando a posição protagonista do arquiteto no mundo edificado onde vivemos.
A Arquitetura é atividade que pressupõe o olhar abrangente para a manifestação estética, para a solução tecnológica e para a compreensão do ser humano em todas as suas manifestações. É este último, o foco principal que guia a atividade do profissional. É a busca do conforto físico e mental do futuro habitante, permitindo que ele exerça plenamente e satisfatoriamente suas atividades, que fornece a diretriz primeira do projeto.
Por ser tão abrangente, o exercício profissional do arquiteto é fruto de um trabalho coletivo, que envolve não só uma equipe de arquitetos e engenheiros de diferentes especialidades, como também a participação ativa do cliente, seja ele uma empresa ou um indivíduo. Uma analogia possível é a que se faz com uma orquestra sinfônica, que não existe sem a participação efetiva de cada instrumentista, do maestro e até do público.
Queremos, assim, neste dia, homenagear não só o arquiteto, mas também a equipe de profissionais e clientes que compõem com ele o grupo responsável por transformar em realidade a Arquitetura Brasileira.