UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

No Dia Mundial da Água, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre a importância deste bem natural e como podemos fazer nossa parte, no âmbito da construção civil, para preservá-la e utilizá-la de forma racional.

Tamanha é a importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta, especialmente da água, que esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de chamar a atenção de todos nós para refletirmos sobre isso. A água está presente em nosso dia a dia de tantas maneiras, desde as necessidades mais básicas e até mesmo para o lazer, e é essencial para que o equilíbrio dos ecossistemas e para a vida na Terra.

Muito se fala sobre ações que podem ser adotadas em nossa rotina para reduzir o seu consumo, mas quais ações podem ser tomadas na construção civil com essa finalidade? Em primeiro lugar, deve ser buscada a redução do consumo de água potável por meio de soluções economizadoras, como restritores de vazão nos aparelhos sanitários; bacias com duplo acionamento ou a vácuo; torneiras de fechamento automático nas áreas de uso comuns; entre outros. Depois disso, podem ser buscadas fontes alternativas de água, como o reuso de águas cinzas ou o aproveitamento de água pluvial, já que muitas das demandas em um edifício não necessitam da utilização de uma água potável, como por exemplo a irrigação, limpeza de piso e descarga das bacias sanitárias.

Também é de grande importância o monitoramento dos consumos, permitindo identificar as variações mais bruscas, vazamentos ou outros motivos de consumo elevado. Isso permite identificar a necessidade de adotar novas ações e até mesmo de intensificar as sensibilizações dos usuários.

Essas soluções devem ser pensadas durante o desenvolvimento dos projetos, no canteiro de obras e também devem ser repassadas as orientações aos usuários finais para que sejam utilizadas de maneira correta e eficiente na fase de uso e operação dos edifícios.

Nós, da proActive, temos monitorado os indicadores relacionados ao consumo de água durante todos esses anos de consultoria em empreendimentos sustentáveis e notamos que, por meio dessas ações, é possível reduzir em torno 40% a 50%, o consumo de água na fase de uso e operação dos empreendimentos, dependendo do consumo consciente dos usuários.

Ações simples podem trazer grandes mudanças quando nos unimos. Por isso, convidamos a todos para refletir no dia de hoje sobre ações, mesmo que pequenas, que podem ser incorporadas em nossas rotinas, em nossos projetos e em nossos canteiros de obras.

Vamos todos fazer a nossa parte para que tenhamos um futuro melhor!

Taiane Souza

 

Últimos Posts