É certo que a Sustentabilidade ainda caminha a passos curtos na transformação de nossa sociedade. Anos e anos priorizando apenas o desenvolvimento econômico em detrimento das pessoas e do meio ambiente, transformaram cidades como São Paulo em locais hostis para se viver, mas, aos poucos, as pequenas iniciativas vão tomando corpo e dando visibilidade para uma nova maneira de construir, não só edifícios ou equipamento urbanos, mas de construir nossa cidade.
A Sustentabilidade tem três pilares fundamentais, o desenvolvimento social, econômico e ambiental. O crescimento urbano com base nesses 3 pilares tornar-se mais harmonioso e humano.
A Certificação Ambiental voltada para a construção civil, chega como uma ferramenta que vai orientar os Construtores a desenvolver os seus projetos de forma mais sustentável, sem perder de vista a questão econômica, mas lançando seu olhar também sobre as pessoas e o meio ambiente.
A Trisul, respaldada pela adesão ao processo de Certificação Ambiental AQUA-HQE, atua como agente de transformação e disseminação dos conceitos e práticas de sustentabilidade para parceiros, clientes, sociedade e governo.
O mais recente edifício qualificado com a Certificação ambiental AQUA-HQE – Origem Vila Madalena – está construído na Zona Oeste de São Paulo, na Vila Madalena, bairro que conta com ampla oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços, além de equipamentos urbanos voltados ao esporte, cultura, pesquisa, saúde e educação.
A palavra chave de um empreendimento sustentável é respeito. Respeito à cidade e a seus habitantes, ao meio ambiente e a seu entorno, aos trabalhadores e usuários. Partindo dessa premissa, o Origem Vila Madalena garante conforto, acessibilidade e segurança aos usuários do empreendimento e visitantes, possui, portanto, as preocupações relacionadas à sustentabilidade incorporadas ao seu conceito, partido arquitetônico, soluções técnicas e planejamento da execução e da fase de uso e operação.
O atendimento às questões ambientais parte do princípio de equilíbrio e harmonia entre os objetivos do empreendedor em relação à edificação – no que tange à melhor localização, uso racional da energia e da água, qualidade ambiental interna da edificação, garantia das condições do ar, a utilização de materiais que causem menos danos na sua produção e durante o uso, a operacionalidade e a manutenabilidade da edificação -, e as características do local onde o empreendimento será implantado, sempre visando a redução dos eventuais impactos negativos na vizinhança e buscando a integração entre o novo e o existente.
As decisões de projeto expressam a preocupação com a sustentabilidade da edificação e com o conforto e a qualidade de vida dos seus usuários, para tanto foram adotadas as seguintes soluções:
- Redução dos impactos visuais relacionados à implantação do empreendimento;
- Favorecimento da qualidade dos deslocamentos de pedestres;
- Redução do consumo de água potável;
- Medição individualizada de água;
- Coleta seletiva de lixo;
- Sistema solar para aquecimento de água;
- Lâmpadas eficientes;
- Sensores de movimento para a economia de energia elétrica;
- Equipamentos mais eficientes;
- Materiais sustentáveis;
- Tintas e solventes a base de água;
- Tratamento térmico;
- Tratamento acústico;
Assessoria em Sustentabilidade
A fim de auxiliar no atendimento ao Perfil Ambiental determinado neste Termo de Comprometimento, o empreendedor contratou a empresa proActive Consultoria, especializada em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Empresarial, durante a fase de programação do empreendimento.
O escopo principal da prestação de serviços de consultoria consiste em:
- Analisar os projetos, memoriais e documentos já desenvolvidos e verificar a sua adequação ao processo de certificação AQUA-HQE;
- Orientar os agentes envolvidos (empreendedor, construtor, projetistas) quanto às exigências normativas, técnicas e ambientais relativas ao processo de certificação AQUA-HQE, de modo a permitir uma correta interpretação do Referencial Técnico AQUA-HQE – Versão abril de 2016;
- Preparar toda a documentação exigida para o processo de auditoria nas fases Pré-Projeto, Projeto e Execução;
- Analisar o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) adotado pela empresa responsável pela Gestão do Empreendimento.
E assim os projetos vão saindo do papel e criando vida, e todos vamos acreditando que é possível fazer diferente, que é possível, cada dia mais, fazer o melhor para a nossa cidade, para o nosso mundo e para nós mesmos.
Silvana Pinheiro